sábado, 29 de maio de 2010

EXPERIMENTAÇÃO

WELWITSCHIA MIRÁBILIS

O deserto de Moçâmedes, actual Namíbe, no sul de Angola, é o único lugar do mundo, confirmado, onde podemos encontrar a planta welwitschia mirábilis. É também naquele deserto tido, como o mais antigo e onde se encontram as mais altas dunas de de areia do mundo, 340 m.




Em 1959 foram emitidos quatro selos postais alusivos à planta, de 1$50, 2$50, 5$00 e 10$00, impressos em Lisboa, a partir de fotos da mesma, com desenhos de Neves de Sousa.

Daniel Costa

quarta-feira, 26 de maio de 2010

EXPERIMENTAÇÃO

ROCK IN RIO-LISBOA

Com inicio a 23 de Maio de 2010, houve lugar no espaçoso Parque da Bela Vista em Lisboa, o  ROCK IN RIO-LISBOA, onde actuaram grandes monstros da música e da canção ROCK, da actualidade  a nível mundial. Logo no dia inicial estiveram, entre outros, em palco a grande cantora portuguesa, a maior fadista da actualidade, Mariza, a brasileira, Ivete Sangalo, a Colombiana, Shakira etc.
Na seguinte, depois da britânica, Leona Lewis, surgiu o eterno Elton Jhon.

Mariza

Ivete Sangalo

Shakira

Leona Lewis

Elton John
Cerca da 100 mil pessoas, entre velhos e novos foram assistindo, diariamente à festa da cidade do ROCK IN RIO-LISBOA 2010.

Daniel Costa

quinta-feira, 20 de maio de 2010

EXPERIMENTAÇÃO

ABEL MANTA

Rua Abel Manta em Lisboa (fotos de Daniel Costa)

Um grande pintor,nascido em Gouveia, a 12 de Outubro de 1888, depois de se estabecer em Paris, veio a falecer em Lisboa em 9 de Agosto de 1982, o seu nome está numa Rua da Lisboa.

Quadros de Abel Manta
A Rua Abel Manta, é bastante larga mas não tem circulação automóvel, só peões e  estacionamento. Só algumas lojas têm portas abertas do lado esquerdo onde desembocam algumas artérias. Do direito estão as trazeiras dos prédios da Avenida do Uruguai.
É bastante arborizada, nomeadamente com palmeiras.

Daniel Costa

sexta-feira, 14 de maio de 2010

EXPERIMENTAÇÃO

Papa Bento XVI

Vendo-se uma parte da Basílica,
uma Cruz de modernissima concepção

Um friso do vastíssimo recinto do Santuário

Magnífica pintura mural, frente ao Altar Mor
da Basílica da Santíssima Trindade

O PAPA BENTO XV
PORTUGAL E FÁTIMA

Depois de Pio XII e João Paulo II (duas vezes), visitarem Portugal, coube agora a vez ao Papa Bento XVI. Este celebrou missa no dia 11/05/2010, na majestosa sala de visitas, que é o pombalino Terreiro do Paço, em Lisboa, para uma assintência calculada em 80.000 pessoas.
A 12 e 13 presidiu a várias cerimónas no Santuário de Fátima, ontem 13 cebebrou missa na nóvel Basílica da Santíssima Trindade, templo muito amplo.
Hoje passa pela Invicta cidade do Porto, donde regressa ao Vaticano.

Redigiu Daniel Costa, que também é autor das fotos de Fátima. captadas por celular em 2009

segunda-feira, 10 de maio de 2010

EXPERIMENTAÇÃO

VISITA DO PAPA A FÁTIMA

De visita a Fátima próximo dia 13 de Maio, hoje 11 o Papa Bento XVI, vai hoje celebrar missa campal no Terreiro do Paço. em Lisboa.


O dia é festivo  e foi-me possivel captar ontem dia 10, duas fotos de autocarros do transportes públicos (CARRIS) da cidade, com os dois galhardetes sobre o tejadillho com as corres do Papa Bento XVI.

Terreiro do Paço, imponente sala de visitas da cidade

Lado sueste do Terreiro do Paço e amplidão daquela Praça Pombalina

Vaticano

Daniel Costa

sábado, 8 de maio de 2010

EXPERIMENTAÇÃO

COLECCIONANDO

A quem é ou foi coleccionador e guardador de objectos de muitos temas ou assuntos, vão deparando-se no seu espólio, várias peças interessantes.
Os primeiros objectos que comecei a guardar, por mera curiosidade, foram as caixas de fósforos vazias. Mais tarde, mercê do meu envolvimento no mundo do coleccionismo, vim a contactar verdadeiros especialistas.
Em tempos colaborei, escrevendo na revista COLECCIONANDO, especializada em todos os tipos de colecção. Saíram cerca de duas dezenas de números, em todos escrevi, sempre de objectos diferentes. De todos possuía elementos para ilustrar.
Uma das vezes evoquei o FILUMINISMO, ciência que trata o coleccionar de caixas de fósforos e correlativos.
Limito-me a reproduzir um anúncio que publiquei na revista FRANQUIA, em 1975, talvez o que me terá levado a entrar mais no mundo de filuminismo da época.
Outra, uma gravura de uma etiqueta de caixa de fósforos. A sua propaganda política consiste no mapa e brasão de Moçambique, a própria designação da caixa MOÇAMBICANOS.
Porém, no slogan AQUI / TAMBÉM / É PORTUGAL, no ano dez do século XXI, reside o seu interesse histórico, visto que Moçambique deixou de ser Colónia portuguesa em 1975.

Daniel Costa