sábado, 29 de janeiro de 2011

DEBBIE REYNOLDS

DEBBIE REYNOLDS, NASCIDA EM 1932, DEPOIS DE FAZER UM PAPEL SECUNDÁRIO, EM "JUNE BRID", DECORRIA O ANO DE 1948, VEIO A TORNAR-SE GRANDE E TALENTOSA ACTRIZ A APARTIR  DE 1952.
O SEU PRIMEIRO GRANDE FILME FOI, "CANTANDO NA CHUVA", CONTRACENANDO COM OUTRO GRANDE "MONSTRO" DO CINEMA, GENNE KELLY.
A PRESENTE FOTO FAZ PARTE DO MEU ARQUIVO E FOI-ME REMETIDA PARA A VILA DA PORTUGÁLIA, DUNDO, ANGOLA, FRONTEIRA DO CONGO EX-BELGA, ONDE CUMPRIA O SERVIÇO MILITAR EM MOBILIZAÇÃO, PARA A GUERRA DO ULTRAMAR.

Daniel Costa

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ELSA VILAR

ELSA VILAR, FOI MISS DE PORTUGAL NO PRCÍNCIPIO DA DÉCADA DE SESSENTA, TALVEZ EM 1962. VALEU-SE SER CONVIDADA A FAZER PARTE DE, PELO MENOS UM ELENCO ARTÍSTICO DE UM DOS TEATROS DE REVISTA, DO LISBOETA PARQUE MAYER, AO TEMPO UM DOS LOCAIS MAIS FREQUENTADOS DE LISBOA.
DEPOIS CAIU NO ANONIMATO.
A FOTO QUE RECEBI, EM 1963, NA CIDADE DA GABELA, ANGOLA FOI AUTOGRAFADA, TINHA SIDO DA "LUSITANA" A FUNCIONAR NUM DOS ESTABELECIMENTO DO GRANDE RECINTO ONDE HAVIA VÁRIOS "SANTUÁRIOS" DA REVISTA À PORTUGUESA
ESTOU EM CRER QUE, ELSA VILAR, HOJE ESTÁ ESQUECIDA DO GRANDE PÚBLICO.
A FOTO FICA, COMO TESTEMUNHO DE UMA MULHER MUITO INTERESSANTE.

Daniel Costa

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

EXPERIMENTAÇÃO

DEA FRANCO - Uma foto que trecebi na cidade da Gabela, Angola, em 1963. Na verdade pouco sei da artista brasileira. Apenas da a ouvir cantar, através das rádios angolanas, em discos pedidos. Chegado à metrópole nunca mais a ouvi. Verificando o verso da foto, esta é da LUSITANA, Pª. Mayer, o que me leva a crer que tivesse vindo a Lisboa, com um contrato para actuar, como cabeça de cartaz num do vários teatros da Revista à Portuguesa, que ao tempo ainda funcionavam,  no famoso e saudoso recinto lisboeta. É que bastantes artistas do Brasil, ali actuaram contratados por uma ou mais temporadas.  Numa pesquisa na Net, encontrei a notícia de um compacto disco de Dea Franco. Não dá para ouvir mas deduzo reportar-se a ela própria. É tudo o que sei da artista.

Daniel Costa





sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

EXPERIMENTAÇÃO


Trago aqui, não uma foto, mas a reprodução tipográfica, de Simone de Oliveira que recebi na cidade da GABELA, Angola, em 1963. A foto  foi reproduzida por meio de zinco que depois viria a ser uma arte muito minha conhecida.
Sobretudo para os amigos de Brasil, que podem não saber, Simone de Oliveira, é uma das grandes conçonetistas de Portugal. Teve o máximo expoente com a canção DESFOLHADA, com que venceu o Festival Português da Canção, em 1966 que deu direito a representar o País no FESTIVAL DA CANÇÃO EUROVISÃO.
No entanto, foi mais apreciada por mim, numa fase posterior, depois de ter ultrapassado um probema de voz.
Temos pois a aguerrida, a grande mulher, a grande cantora Simone de Oliveira!

Daniel Costa

sábado, 8 de janeiro de 2011

EXPERIMENTAÇÃO

Apresento aqui uma foto de Cláudia Cardinale. Esta tem uma pequena historieta, tinha iniciado o afã de reunir fotos de artistas, na Cidade da Gabela, em 1963, de repente (coisas dos grandes pensadores militares de gabinete), fui destacado para a Lunda. O correio que me chegou à cidade do Amboim foi-me depois endereçado para a nova posição.
O interessante, foi a carta vir aberta e o escriturário, que fui sempre amigo, tal como hoje que veio morar muito perto de mim, ter introduzido um bilhete de certa jucozidade humorística, referente às fomas da mulher.
Há pouco recordei-lhe o facto, porém não se lembrava.
Apenas assisti a um filme que proganizou - "DUAS MULHES". Aconteceu, no salão próprio do Casa do Pessoal da Diamang, na cidade do Dundo.
Foi precisamente esse que a tornou famosa, em 1962, exactamente com o  filme citado, quando com ele venceu o Óscar de melhor atriz no Festival Internacional de Cannes.

Daniel Costa

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

EXPERIMENTAÇÃO


Em 1963 recebi na cidade da Gabela, em Angola, a foto de Shiley Mac Line.
A diva foi grande artista do cinema americano. Participou em grande nímero de filmes dos anos cinquenta.
Ficou também muito conhecida por vários livros autobiográficos que escreveu.
Também possui uma estrela na Calçada da Fama.
Nasceu em Abril de 1934, pelo que está com 76 anos e idade.

Daniel Costa

sábado, 1 de janeiro de 2011

EXPERIMENTACÃO


Apresento hoje a foto de Nancy Sinatra, que recebi em 1963, em Angola.
Nascida a 8 de Junho de 1940, tinha começado a sua carreira como actriz e cantora em 1960.
É filha do primeiro casamento, do célebre artista Frank Sinatra.
Recordo ter passado, nas rádios portuguesas apenas de uma sua canção, a seguir seguiu-se NEW YORK, do pai Frank. Logo se aventou que tivera sido lançada prepositadamente para ofuscar a da filha. Evidentemente que o facto não é crível.
A artista Narcy Sinatra subiu o pódium universal, ao ser eleita, há cerca de três anos, para figurar no Passeio da Fama, em Holiywood, a meca do cinema americano.

Daniel Costa