quinta-feira, 3 de junho de 2010

EXPERIMENTAÇÃO

CARTÕES TELEFÓNICOS

Evoluindo as comunicações telefónicas, na década de setenta, do século passado, logo a paisagem das cidades começou a ser dotada com cabines, de telefones públicos, próprios para o seu uso. Daí até haver grandes coleccionadores da especialidade foi um passo.
Entretanto, cartões telefónicos, prontos a fazer chamadas como brinde, outra passada. Sntands de automóveis, Departamentos de Praganda Médica, que mais sei? Usaram-no como brinde.

Um dia assisti a uma discusão, entre um especilista de filatelia e um outro de numismática, sobre a qual desas duas classes de coleccionismo os cartões telefínicos (telecartofilia) deviam pertencer.
Como estava integrado no jornalismo filtátélico, escrevi bastante sobre a cartões telefónicos.
Tanto bastou para que fossem remetidos, todos os seis catágos que foram editados em Portugal..
O último foi lançado no ano 2000 com pompa e circuntância.

Em 1998 a fima Yvert & Tellier, também me enviava o seu catálogo.
Houve um grade actividade coleccionista da especilidade.
Além dos calálogos possuo um razoável acervo de "telecads", um em estado novo, que continua a dar para trinta unidades de chamada, oferecido por um amigo, Director de Propaganda Médica.
Não adianto mais, fica reproduzido o telecartão que me foi oferecido, o último catálogo que foi lançado em Portugal e o de França que me foi enviado.
Tudo em jeito de recordação.

Daniel Costa

2 comentários:

  1. nunca havia pensado nestes pontos, sobre cartões, bastante interessante

    ResponderEliminar
  2. Querido Daniel,

    Quanto carinho e generosidade,me fez ficar com as bochechas vermelhas e mega sensibilizada....O nosso grande poeta Everson exagerou, eu apenas fiz o que me coração mandou...Sou movida por sentimentos avassaladores e sou assim... extremista, apaixonada por pessoas e pela vida...Obrigada querido amigo...Fico aqui de vez, virei seguidora e nunca mais te largo...Bjitos no seu coração.

    ResponderEliminar