sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
domingo, 21 de agosto de 2011
POSTAL -. SALA DE TROFÉUS DO BENFICA EM 1968
SE ME TENHO ALHEADO DESTE ESPAÇO, DEVE-SE AO MEU TEMPO MUITO PREENCHIDO, ATÉ COM TRABALHOS DA EDIÇÃO DE DOIS LIVROS DE POESIA.
ESPERO PODER VIR A RETRIBUIR A TODOS OS SIMPÁTICOS COMENTÁRIOS.
O PRESENTE POSTAL, EDITADO PELA, HÁ MUITO EXTINTA EDITORA PALIREX, DE LISBOA, FOCA A SALA DE TROFÉUS, DITO MUSEU, DO ANTIGO ESTÁDIO DA LUZ, DO SPORT LISBOA E BENFICA, JÁ DEPOIS DE ESTE TER SIDO BI-CAMPEÃO DA EUROPA.
FOI IMPRESSO NA ANTIGA E VERDADEIRA FÁBRICA DE ARTES GRÁFICAS, BERTRAND & IRMÃOS, PERTENTENCE A UM GRUPO DO RIO DE JANEIRO.
A BERTRAND FOI UMA GRANDE ESCOLA, ONDE TIVE A SORTE DE ENTRAR COM 26 ANOS, A ÚNICA EMPRESA EM QUE ME SENTI REALIZADO. COMEÇOU AI O MEU BRASILEIRISMO. DEPOIS COMO TITULAR E DIRECTOR DA REVISTA FILATÉLICA "FRANQUIA", QUE ESTARÁ EM VÁRIAS COLECÇÕES DA ZONA DE SÃO PAULO.
RECEBI MUITAS CARTAS DO BRASIL, ONDE FIZ AMIGOS, POR CORRRESPONDÊNCIA.
AGORA COM OS BLOGGES, E AS MUITAS AMIZADES QUE ME TÊEM PROPORCIONADO, TORNEI DEVERAS BRASILEIRÃO.
Daniel Costa
terça-feira, 12 de julho de 2011
POSTAL ILUSTRADO -. 1
O BLOG "EXPERIMENTAÇÃO", ESTEVE QUASE UM MÊS INACTIVO, NÃO POR FALTA DE MATERIAL, MAIS POR TEMPO MUITO OCUPADO E FALTA DE TEMPO PARA ESCOLHER UM MOTIVO.
OPTEI PELO MEU ACERVO DE POSTAIS ILUSTRADOS. COMEÇO POR UM ROMÂNTICO DE 1915, UM DOS MEUS MEUS ANTIGOS.
DEPOIS CONTINUREI COM ESCOLHAS, ENTRE OS MUITOS QUE POSSUO, UM MUNDO QUE ACHO INTERESSANTE.
Daniel Costa
quarta-feira, 15 de junho de 2011
FESTAS DE SANTO ANTÓNIO DE LISBOA
NOIVAS DE SANTO ANTÓNIO
Digilitação: do jornal diáro "Correio da Manhã"
Foto: Internet
Foto: Internt
Foto: internet
Em cada dia 13 de Junho, dia de Santo António de Lisboa, sempre se cumpre a tradição, de um pouco por toda a cidade, o Santo ser muito festejado.
Uma das que caíu em desuso era, aqui e além, os garotos montarem altarzinhos, com a imagem do Santo e ficarem por perto, pedindo um tostãozinho para o Santo António.
Também vai caíndo a tadição de haver fogueiras por toda a parte. As mesmas eram saltadas por entre labaredas.
Reza a lenda que se uma moça queimar uma alcachofa e ela depois de passar o relento da noite, aparecer de novo florida, é certo que o namorado lhe quer bem.
Reza a lenda que se uma moça queimar uma alcachofa e ela depois de passar o relento da noite, aparecer de novo florida, é certo que o namorado lhe quer bem.
No entanto, há arrais por por todos os bairros, onde a sardinha assada é rainha, havendo chouriço assado também.
Uma passagem pelo velho bairro de Alfama, onde a moirama proliferou, tornou-se o mais afamado e é ponto quase obrigatório, tal a sua animação.
Tornou-se também tradicional, já que o Santo é tido como casamenteiro, os casamentos colectivos "NOIVAS DE SANTO ANTÓNIO, com patrocínios de variadísimas empresas, para que tudo seja oferecido aos noivos.
De notar, antes da Revolução de Abril de 1974, era condição as noivas serem virgens, para o que eram testadas.
De notar, antes da Revolução de Abril de 1974, era condição as noivas serem virgens, para o que eram testadas.
Os arraias, preduram po todo o mês de Junho.
Porém a apóteose, tem lugar nas noite de 12 / 13 com um desfile pela Avenida Principal da Cidade, a larguíssima da Liberdade, de marchas populares, geralmente uma de cada bairro, organizadas e ensaiadas desde meses antes, por uma colectividade local, com patrocínio de Câmara Municipal (creio que no Brasil corresponde à Perfeitura). De notar que cada bairro, em cada ano, usa o seu trage, de acordo com a suas antigas tradições.
Como vai ser, fica no segredo dos deuses, para que não seja imitado. Tem papel fundamental o ensaiador em todo o processo.
Todos os grupos apresentam os seus padrinhos, normalmente bastante conhecidos do público.
Como vai ser, fica no segredo dos deuses, para que não seja imitado. Tem papel fundamental o ensaiador em todo o processo.
Todos os grupos apresentam os seus padrinhos, normalmente bastante conhecidos do público.
No fim há sempre uma marcha vencedora, este ano recaiu na do Alto Pina.
Uma das Televisões, por concurso, compra os direitos televisivos e transmite instâneamente para todo a país e não só. A transmissão é feita com enormes meios e recursos técnicos.
Uma das Televisões, por concurso, compra os direitos televisivos e transmite instâneamente para todo a país e não só. A transmissão é feita com enormes meios e recursos técnicos.
Em cima estão algumas fotos, que recolhi na Internet.
http://www.youtube.com/watch?v=BMSjryIZ5h8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=BMSjryIZ5h8&feature=related
Daniel Costa
sexta-feira, 27 de maio de 2011
MARIA MARIZE
MARIA MARIZE FOI UMA BONITA CANÇONETISTA, QUE DEIXANDO-NOS PRECOCEMENTE, É HOJE UMA SAUDADE.
A PRESENTE FOTO FOI-ME DEDICADA. ESCRITA PELO SEU PUNHO, PRESUMO. CHEGOU-ME À VILA DA PORTUGÁLIA EM 1963, JUNTO À CIDADE, SEDE DIAMANTÍFERA, NA PROVÍNCIA DO DUNDO, ANGOLA. FICA A 7,5 QUILÓMETOS DO EX- CONGO BELGA, BEM NO LESTE.
FICA TAMBÉM LINK DO YOU TUBE - CARREGUE E APRECIE.
Daniel costa
segunda-feira, 16 de maio de 2011
CORINA FREIRE
CORINA FREIRE, foi uma artista, cantora popularizada pela peça de teatro de Revista, ROSAS DE PORTUGAL, em 1927, foi precisamente nessa que a artista se estreou em palco, embora já tivesse experiência em músca lirica e em recitais. Decerto haverá muitos poucos, que se recordem.
Curiosamente, foi com TEODORO NÃO VÁS AO SONORO, que teve o maior êxito. Quem não se lembra de ouvir a canção, em MELODIAS DE SEMPRE, série do conjunto de programas que a TV apresentou, conduzido pelo saudoso Jorge Alves?
CORINA FRERE, terminou a sua carreira no princípio dos anos quarenta, tendo depois sobrevivido a dar aulas de canto.
A foto foi-me endereçada para a vila da Portugália, junto à cidade do Dundo, Angola, em 1963, como pode ver-se.
Carregue no link para ouvir cantar na voz da própria cantora:
Carregue no link para ouvir cantar na voz da própria cantora:
Daniel Costa
sábado, 7 de maio de 2011
MARIA FIÚZA
MARIA FIÚZA, foi uma fadista que fazia carreira, pelo menos nos anos sessenta, do século passado. Segundo consegui apurar na INTERNET, está referenciada em 1991, num catálogo da Fonoteca Nacional,.
Vi também no Blog FADO EM VENIL, de Fernando Batista, Porto, a capa dum disco seu.
De resto recebi a sua fotografia autografada, em 1963 na cidade da Gabela, Angola, então colónia portuguesa, por onde passei e permaneci alguns meses, da minha comissão militar.
Deixo link do post, do referido blog que não está activo: http://fbfadoporto.blogspot.com/2008/07/maria-fiuza.html
Daniel Costa
sexta-feira, 22 de abril de 2011
MARIA PEREIRA
MARIA PEREIRA, FOI UMA FADISTA DE GRANDE SUCESSO, NÃO SÓ EM PORTUGAL, NOMEADAMENTE EM LISBOA, BERÇO DO FADO, MAS TAMBÉM NAS SUAS ACTUAÇÕES EM DIVERSOS PAISES.
EM 1963, NA CIDADE DA GABELA, ANGOLA, RECEBI A SUA FOTO, AQUI REPRODUZIDA, COM A SEGUINTE LEGENDA, ESCRITA NO VERSO, PRESUMO QUE, PELO SEU PRÓPRIO PUNHO: Ao simpático admirador Daniel Cordeiro, envio com prazer a minha foto, Maria Pereira.
JÁ MAIS TARDE, ESTIVE NUMA SESSÃO DE FADOS E CANÇÕES, NA SUA CASA ("PAINEL DO FADO"), NO BAIRRO ALTO, S. PEDRO DE ALCÂNTARA, EM LISBOA, ONDE ELA ENTÃO ACTUAVA. RECORDO QUE TAMBÉM ALI PONTUAVA A CANÇONETISTA, MARIA JOSÉ VALÉRIO, AINDA PERTENCENTE AO NOSSO MUNDO.
CURIOSAMENTE, HÁ BLOGUES E SITES NO FACEBOOK QUE SÃO DEDICADOS.
Daniel Costa
segunda-feira, 11 de abril de 2011
MARINELA
Apresento a cançonetista MARINELA, que nos anos sessenta, pelo menos, era artista do Rádio Clube de Moçambique.
Nada encontrei a respeito da cantora na Internet. Os elementos que deixo são os do verso do postal que recebi.
Como pode ser visto, a imagem, foi autografada e recida em 1963 na Cidade da Gabela, Angola, então Colónia Portuguesa, tal como Moçambique.
(Aconselho a clicar nas imgens para ampliar.)
Daniel Costa
quinta-feira, 7 de abril de 2011
MABEL KER
APRESENTO UMA ARTISTA DO CINEMA ESPANHOL, DAVA PELO NOME DE MABEL KER. DE RESTO NADA MAIS SEI, NADA ENCONTREI SOBRE ELA NA INTERNET.
A ÚNICA COISA QUE SEI É QUE NO ANO DE 1963, COMO MILITAR, A CUMPRIR COMISSÃO DE SERVIÇO NA GUERRA DE ANGOLA, ENTÃO COLÓNIA PORTUGUESA, COLECCIONEI FOTOS DE ARTISTAS.
O ALFOBRE DA MORADAS ERA A REVISTA "PLATEIA" QUE FEZ MUITO SUCESSO. MAL COMPARADO, SERIA A INTERNET DE PORTUGAL DESSES TEMPOS.
PARTINDO DE UMA MORADA RECOLHIDA NESSA REVISTA, RECEBI A FOTO NA CIDADE DA GABELA, ANGOLA, NESSE LONGÍNQUO ANO DE DE I963.
Daniel Costa
sábado, 26 de março de 2011
PAULA RIBAS
ILÍDIA PAULA RIBAS, UMA DAS GRANDES CONÇONETISTAS PORTUGUESAS, COM UMA INVEJÁVEL CARREIRA, NÃO SÓ EM PORTUGAL, MAS EM VÁRIOS PAISES, ONDE CANTOU SOBRETUDO PARA NÚCLEOS DE EMIGRANTES.
FEZ TAMBÉM UMA DIGRESSÃO POR ANGOLA E MOÇAMBIQUE A CANTAR PARA AS TROPAS EM COMBATE, SE BEM ME LEMBRO EM 1963.
POCURAR NO YOU TUBE, PARA OUVIR UMA VOZ BONITA, SIMPLESMENTE POR PAULA RIBAS, O NOME QUE USOU.
A FOTO, QUE ESTÁ AUTOGRAFADA, FOI-ME REMETIDA, EM 1963, PARA A CIDADE DA GABELA, ANGOLA, ONDE ESTAVA EM COMISSÃO MILITAR.
Daniel Costa
sábado, 19 de março de 2011
GELU
GELU, foi uma artista espanhola que fez muito furor por 1963, com a canção "Molendo Café". Ouvia-se em todas as rádios de Angola em dicos pedidos por e para militares ali em comissão. Pesquizando na Internete, nada dela encontrei, sinal de que a sua carreira terá sido efémera.
A estampa com inscrição, que o tempo tornou indecifrável, foi-me remetida para a cidade da Gabela, Angola, exactamente em 1963.
Daniel Costa
quinta-feira, 3 de março de 2011
GINA LOLLOBRIGIDA
GINA LOLLOBRIGIDA - FAMOSA ARTISTA DE CINEMA, ESTEVE NO AUGE NOS ANOS CINQUENTA E SESSENTA. É VASTA A SUA FILMOGRAFIA, TENDO TRABALHADO EM ITÁLIA, FRANÇA E ESTADOS UNIDOS.
FOI PADRÃO DE BELEZA DOS ANOS CINQUENTA.
ESTÁ NA IDADE DE 79 ANOS
RECEBI A PRESENTE FOTO EM 1963, EM ANGOLA, NA ENTÃO VILA DA DA PORTUGÁLIA, JUNTO À CIDADE DO DUNDO, SEDE DA COMPANHIA DOS DIAMANTES, JUNTO À FRONTEIRA DO CONGO EX-BELGA.
Daniel Costa
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
VALENTINA FÉLIX
VALENTINA FÉLIX, foi uma talentosa artista dos palcos portugueses.. A fotografia tipografada, chegou-me em 1973 à cidade da Gabela, Angola, onde fazia comissão militar.
Faleceu aurelada pela fama que o seu talento sempre lhe grangeou.
Como pouco encontrei escrito sobre ela, deixo reproduzido o verso, com texto assinado por Neves de Sousa, que foi grande jornalista e comentador desportivo.
Para uma melhor leitura ampliar a foto.
Daniel Costa
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
MARIA CUADRA
MARIA CUADRA, nascida a 24 de Dezembro de 1936, foi uma grande artista do cinema espanhol, com partipação em mais de vinte filmes.
Continua em Madrid a ser uma mulher activa, dedicando-se à representação de organizações filantrópricas internacionais como a UNICEF ou a Cruz Vermelha.
A foto recebi-a na Lunda Norte, na então vila da Portugália, em 1963, quando aí prestava serviço militar, na guerra da Àfrica Portuguesa.
Daniel Costa
sábado, 29 de janeiro de 2011
DEBBIE REYNOLDS
DEBBIE REYNOLDS, NASCIDA EM 1932, DEPOIS DE FAZER UM PAPEL SECUNDÁRIO, EM "JUNE BRID", DECORRIA O ANO DE 1948, VEIO A TORNAR-SE GRANDE E TALENTOSA ACTRIZ A APARTIR DE 1952.
O SEU PRIMEIRO GRANDE FILME FOI, "CANTANDO NA CHUVA", CONTRACENANDO COM OUTRO GRANDE "MONSTRO" DO CINEMA, GENNE KELLY.
A PRESENTE FOTO FAZ PARTE DO MEU ARQUIVO E FOI-ME REMETIDA PARA A VILA DA PORTUGÁLIA, DUNDO, ANGOLA, FRONTEIRA DO CONGO EX-BELGA, ONDE CUMPRIA O SERVIÇO MILITAR EM MOBILIZAÇÃO, PARA A GUERRA DO ULTRAMAR.
Daniel Costa
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
ELSA VILAR
ELSA VILAR, FOI MISS DE PORTUGAL NO PRCÍNCIPIO DA DÉCADA DE SESSENTA, TALVEZ EM 1962. VALEU-SE SER CONVIDADA A FAZER PARTE DE, PELO MENOS UM ELENCO ARTÍSTICO DE UM DOS TEATROS DE REVISTA, DO LISBOETA PARQUE MAYER, AO TEMPO UM DOS LOCAIS MAIS FREQUENTADOS DE LISBOA.
DEPOIS CAIU NO ANONIMATO.
A FOTO QUE RECEBI, EM 1963, NA CIDADE DA GABELA, ANGOLA FOI AUTOGRAFADA, TINHA SIDO DA "LUSITANA" A FUNCIONAR NUM DOS ESTABELECIMENTO DO GRANDE RECINTO ONDE HAVIA VÁRIOS "SANTUÁRIOS" DA REVISTA À PORTUGUESA
ESTOU EM CRER QUE, ELSA VILAR, HOJE ESTÁ ESQUECIDA DO GRANDE PÚBLICO.
A FOTO FICA, COMO TESTEMUNHO DE UMA MULHER MUITO INTERESSANTE.
Daniel Costa
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
EXPERIMENTAÇÃO
DEA FRANCO - Uma foto que trecebi na cidade da Gabela, Angola, em 1963. Na verdade pouco sei da artista brasileira. Apenas da a ouvir cantar, através das rádios angolanas, em discos pedidos. Chegado à metrópole nunca mais a ouvi. Verificando o verso da foto, esta é da LUSITANA, Pª. Mayer, o que me leva a crer que tivesse vindo a Lisboa, com um contrato para actuar, como cabeça de cartaz num do vários teatros da Revista à Portuguesa, que ao tempo ainda funcionavam, no famoso e saudoso recinto lisboeta. É que bastantes artistas do Brasil, ali actuaram contratados por uma ou mais temporadas. Numa pesquisa na Net, encontrei a notícia de um compacto disco de Dea Franco. Não dá para ouvir mas deduzo reportar-se a ela própria. É tudo o que sei da artista.
Daniel Costa
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
EXPERIMENTAÇÃO
Trago aqui, não uma foto, mas a reprodução tipográfica, de Simone de Oliveira que recebi na cidade da GABELA, Angola, em 1963. A foto foi reproduzida por meio de zinco que depois viria a ser uma arte muito minha conhecida.
Sobretudo para os amigos de Brasil, que podem não saber, Simone de Oliveira, é uma das grandes conçonetistas de Portugal. Teve o máximo expoente com a canção DESFOLHADA, com que venceu o Festival Português da Canção, em 1966 que deu direito a representar o País no FESTIVAL DA CANÇÃO EUROVISÃO.
No entanto, foi mais apreciada por mim, numa fase posterior, depois de ter ultrapassado um probema de voz.
Temos pois a aguerrida, a grande mulher, a grande cantora Simone de Oliveira!
Daniel Costa
sábado, 8 de janeiro de 2011
EXPERIMENTAÇÃO
Apresento aqui uma foto de Cláudia Cardinale. Esta tem uma pequena historieta, tinha iniciado o afã de reunir fotos de artistas, na Cidade da Gabela, em 1963, de repente (coisas dos grandes pensadores militares de gabinete), fui destacado para a Lunda. O correio que me chegou à cidade do Amboim foi-me depois endereçado para a nova posição.
O interessante, foi a carta vir aberta e o escriturário, que fui sempre amigo, tal como hoje que veio morar muito perto de mim, ter introduzido um bilhete de certa jucozidade humorística, referente às fomas da mulher.
Há pouco recordei-lhe o facto, porém não se lembrava.
Apenas assisti a um filme que proganizou - "DUAS MULHES". Aconteceu, no salão próprio do Casa do Pessoal da Diamang, na cidade do Dundo.
Foi precisamente esse que a tornou famosa, em 1962, exactamente com o filme citado, quando com ele venceu o Óscar de melhor atriz no Festival Internacional de Cannes.
Daniel Costa
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
EXPERIMENTAÇÃO
Em 1963 recebi na cidade da Gabela, em Angola, a foto de Shiley Mac Line.
A diva foi grande artista do cinema americano. Participou em grande nímero de filmes dos anos cinquenta.
Ficou também muito conhecida por vários livros autobiográficos que escreveu.
Também possui uma estrela na Calçada da Fama.
Nasceu em Abril de 1934, pelo que está com 76 anos e idade.
Daniel Costa
sábado, 1 de janeiro de 2011
EXPERIMENTACÃO
Apresento hoje a foto de Nancy Sinatra, que recebi em 1963, em Angola.
Nascida a 8 de Junho de 1940, tinha começado a sua carreira como actriz e cantora em 1960.
É filha do primeiro casamento, do célebre artista Frank Sinatra.
Recordo ter passado, nas rádios portuguesas apenas de uma sua canção, a seguir seguiu-se NEW YORK, do pai Frank. Logo se aventou que tivera sido lançada prepositadamente para ofuscar a da filha. Evidentemente que o facto não é crível.
A artista Narcy Sinatra subiu o pódium universal, ao ser eleita, há cerca de três anos, para figurar no Passeio da Fama, em Holiywood, a meca do cinema americano.
Daniel Costa
Subscrever:
Mensagens (Atom)